quinta-feira, 3 de abril de 2008

Segurança de Sistemas de TI

São fantásticos, mas...
Hoje os Sistemas de TI em qualquer empresa que se preze, vieram para ficar e não só alavancar os processos de tomada de decisão, como também, se revelaram verdadeiros "Cavalos de Tróia".
Explico: êles contém TODAS as informações referentes aos dados dos funcionários, diretores, proprietários, clientes, produtos, estoques, fornecedores, preços, contratos, faturamento, balanço patrimonial, folha de pagamento, impostos, propostas, projetos, pendências legais, ações na justiça, descontos, recebimentos, atrasos, pagamentos de clientes e a fornecedores, etc., imagine agora, algum funcionário conseguindo obter acesso a esses dados sem permissão, ou pior ainda, COM PERMISSÃO!
Agora, imagine ainda, se houver possibilidade de acesso remoto pela Web.
Agora os vis mortais, nós o público cliente de operadores de telefonia, celular, TV a cabo, bancos, etc., podem saber dos reais motivos das imensas demoras e das dificuldades em colocar nossos pedidos e reclamações junto a qualquer organização que use um sistema de TI: proteção contra ataque de seus próprios funcionários, que poderiam (já o fizeram e continuam a fazê-lo): eliminar débitos, criar dívidas, transferir fundos e limpar nomes.
Para se ter um exemplo simples: o exame de Direção Defensiva feito pelo DENATRAN em locais terceirizados, protegidos por Sistemas de TI com identificação dactiloscópica, gravação da imagem do examinando, etc., já foi burlada!
Custa 100 pilas! (desculpem o linguajar chulo)
Mas, este é preço do progresso, ou seja: não nos tornamos somente mais ágeis, mas também mais vulneráveis em áreas onde jamais ‘pisamos’ antes!
Se no passado precisávamos invadir escritórios, estourar arquivos e arrobar cofres, com todos os perigos e preparos exigidos, hoje, do aconchego e proteção de qualquer antro com banda-larga, pode-se invadir qualquer atividade que ostente alguma importância. Assim, assaltos a mão armada e roubos, só para quem for iletrado em informática!
Que o digam alguns componentes do atual governo sobre as dificuldades de outrora, ufa! Carregar cofres era uma barra pesada!
Portanto, um funcionário alijado numa promoção, tem de ser afastado, pois ele será hostil para as atividades da empresa, seja atacando-a diretamente, ou indiretamente, aos que ele julgar responsáveis pela sua estagnação!
Via TI!

Nenhum comentário: