domingo, 2 de novembro de 2008

Declinação Magnética


Há três tipos de Norte em relação aos quais nos referenciamos: o Norte Geográfico, o Norte Magnético e o Norte Sideral. O eixo Norte/Sul Geográfico é o eixo de rotação da Terra, o Norte Magnético é determinado pela rotação diferenciada do núcleo ígneo da Terra (que é maior do que Marte) e que cria o magnetismo terrestre pois tem a mobilidade - aferida em levantamentos paleomagneticos - de 'dançar' (variar a declinação magnética aleatoriamente para mais ou para menos) e até de inverter (Norte virando Sul e vice-versa).
Já o Norte Sideral varia de duas formas:
1] em função da Precessão dos Equinócios;
2] em função do balanço forçado pela ação pendular da Lua.
A Precessão dos Equinócios é ciclíca e se repete a cada 26.520 e a da Lua também é um ciclo [Metônico] que se repete a cada 19 anos (as Constelações de Cauda Draconis e de Caput Draconis são seus limites orbitais).
Confiram a velocidade do aumento (gráfico acima) da declinação magnética (diferenca entre o Norte Magnético e o Norte Geográfico) em São Paulo, desde 1907 até 2007, pois se há surpresas a esperar, esta poderia ser uma reversão dos polos magnéticos, que causaria algo como o que aconteceu com Atlântida! Quando atingir mais de -30°, a declinação pode se acelerar e aí: alles caput!
Mas como este é um evento recorrente, procuremos um camarote privilegiado para não perder este raro espetáculo e depois, daqui a alguns milênios, ao retornar, vamos juntando os 'cacos' e tornando a re-descobrir novamente tudo o que já sabemos! Deve ser por este motivo que as Sagradas Escrituras de todas as Tradições falam que a Vida vai sempre de um Dilúvio até o Fim-do-Mundo e talvez, dado a quase nula divulgação que os meios cientificos fazem do assunto, seja este o divisor entre as diversas fases da Vida no Planeta Terra, pois ocorre ciclicamente a cada 200.000 anos, mas desde a última reversão dos Polos Magnéticos, já se passaram mais de 500.000 anos!
Referências; Butler Paleomagnetism & National Geographic Data Center (NGDC/USA)

Nenhum comentário: