quarta-feira, 19 de março de 2008

Adestramento x Educação

Todo indivíduo, no transcorrer de sua vida, passa por vários estágios 'academicos' em que se alternam períodos não necessariamente excludentes entre sí, de adestramentos e de educação.
Na realidade, alguns desses períodos até se interpenetram entre sí: Informática é um exemplo clássico atual, pois para você poder ser nela continuamente adestrado, noções de linguagem, escrita, ortografia, aritmética (matemática e cálculo, também), conhecimento de Inglês (se não souber não se preocupe, você nunca ficará sabendo o que está perdendo e ficará sempre a reboque de manipulações de terceiros), são fundamentais para você poder ser adestrado nos comando de utilização de um computador, que variam e muito de uma plataforma (Windows, MacOs & Linux) para outra e de um programa (aplicativo) para outro. Ctrl+Alt+Del, ou Opt+Shift+F7 são criptografias de comandos ininteligíveis para quem não foi corretamente nela adestrado.
E se o foi numa plataforma, a outra continuará impenetrável, como Chinês arcaico!
Já bem falar e compreender o Português, o Inglês, o Alemão (quanto ao Francês nem se preocupe, você nunca passará de um auxiliar de escritório numa empresa Francesa, eles se julgam superiores a qualquer extrangeiro, mormente se originário - de la bas - do hemisfério Sul), etc. podem lhe ensinar muitíssimo sobre como subir na Vida e Aprender (leia-se CRESCER). Em outros idiomas, há inúmeros cursos gratuítos, com diploma (certificação, dados através da Web, por instituições cujo nome revela a excelência da qual se tornaram sinônimos: Yale, MIT, Stanford, etc.).
Celulares, Camaras (filmadoras) Digitais são outros exemplos que são excelentes para se adestrar crianças e adolescentes, mas não adultos (você pode adestrar um Cão Velho, mas ele continuará sendo um Cão Velho - é o sábio ditado Inglês) - mas, vingança dos adultos: os adestrados nunca conhecerão os princípios que os fazem funcionar! Serão meros acionadores de botões!
Outro ponto notável de adestramento detectado, são as atuais graduações que envolvem administração e instalação de rêdes de computadores, onde, devido a sua espantosa disseminação e rápida obsolescência dos equipamentos e tecnologias utilizadas, suas certificações só valem por 2 (dois) anos - algo como você se graduar em Medicina e a cada 2 anos ter de retornar a Faculdade de Medicina para revalidar o diploma, ou ser interpelado pelo doente para saber se êle está com seu prazo de validade vencido! Vamos todos, em breve, virar Yogurte!
Hoje, com cada vêz mais raros centros de excelência, cursos superiores (aaarrrgh, no que se tornaram!) são meros adestradores de alunos mal preparados, prova disso são as inúmeras revistas e artigos de auto-ajuda para executivos (sic!) e de cursos motivacionais (coaching) para funcionários sem rumo e sem compostura de atuação em equipe. Ou seja, não é conhecimento que ensinam, mas comportamento motivacional para não se atirar do viaduto no rio para se matar, ou destruir as metas da empresa!
O Probrema (com segundo r no lugar de l) cada vêz mais gritante é característica fundamental do fatôr RH.
Bem, nossas crianças e adolescentes não tem culpa se a maioria de nossos "educadores" só terem 'olhos para seus umbigos' (hollerith] e nem estarem preocupados com o futuro de seus pupilos (só com a aposentadoria integral própria). Afinal, se a maioria dos políticos (termo genérico que identifica os "sábios condutores" no descortínio em sanar nossas deficiências) não se preocupam, por quê eu???
Triste sina a de ser educado e governado pelos "Sem Cérebros"!

Nenhum comentário: