quinta-feira, 13 de março de 2008

Rádios Piratas atrapalham pousos e decolagens

Não entendo a celeuma sobre as rádios piratas, principalmente quando atrapalham os pousos e decolagens. Estamos mesmo numa época de trevas (mentais). Desde a 2ª Guerra Mundial utiliza-se aparelhos denominados rádio-goniômetros e com dois dêles em localidades distintas, obtem-se por cruzamento, as coordenadas de uma estação de rádio inimiga.
Na época do Dentel, este dificuldade não ocorria!
Ou tem político tolhendo a ANATEL, ou há incompetência (aparelhamento de companheiros) generalizada no Governo Federal!
Aaaargh!

3 comentários:

LCSegundo disse...

Nooosa! Fazia tempo que não ouvia esse tal de "rádio-goniômetro". A modernidade o substituiu pelo GPS. Arrisco um palpite: A ANATEL cuida de telecomunicações, mas não voa. Então, deve sugerir à ANAC que use os old-fashion radio-goniômetros e encontre as radio-transmissoras ilegais.

Marcelo F. Antunes disse...

Esclarecimentos:
Um Receptor de GPS não localiza nada!!! Um Receptor de GPS só fornece as coordenadas instantâneas para serem lidas por quem o tem em Mãos. Já um Rastreador é composto de um Receptor de GPS e de um Transceptor de Telemetria que após ser acionado remotamente por uma central de monitoramento, envia em resposta, as coordenadas do momento lidas no Receptor de GPS. Ou também pode enviar, por acionamento do motorista, um sinal a central de monitoramento, detalhando suas coordenadas do momento, lidas no Receptor de GPS com uma informação adicional referente a um problema (motor, acidente, falta de combustível, perigo, etc.).
Assim, radio-goniômetros continuam atuais! Sejam eles utilizados para rastrear satélites em órbita (à partir de locais na superfície terrestre) que esteja transmitindo dados de telemetria, fotos, etc., mas não os satélites passivos (que só recebem comandos da Terra, p. ex.: disparem feixes de laser para destruir a bateria de mísseis inimigos) que só podem ser localizados por radar.
Assim, estações de rádio, clandestinas ou não, (celulares também são estações de rádio) podem ser imediata e eficientemente, localizadas geograficamente por radio-goniômetros (mínimo de dois operando simultaneamente em pontos geográficos distintos) e que possam receber os sinais da frequencia emitida pelas estações a serem identificadas.
Sô os satélites militares possuem outros métodos de localização mais sofisticados, mas são baseados em múltiplos - mais de três simultâneos satélites de detecção na visada do momento: o GPS Reverso - para identificar as fontes de emissão sejam de rádios clandestinas, rádios de insurgentes (terroristas, inimigos, etc.), celulares, etc..

Unknown disse...

Putzzzz, discutir radiofreqüência com o mestre Marcelo...rsrsrsrs