quinta-feira, 13 de março de 2008

VOIP - Telefonia [Voz] sobre IP [Banda-larga]

Tudo o que é novo atrai e as vezes frustra. Não há nenhuma grande empresa que não use Voip, face a economia, agilidade e portabilidade que oferece. Mas há situações das quais não se pode escapar.
Vejamos primeiramente as desvantagens: sem energia elétrica nas tomadas ou se houver queda de serviço de banda-larga, não há comunicação telefonica. Portanto não dispense, em hipótese alguma, a sua operadora tradicional de telefone, ela poderá ser a sua tábua de salvação numa situação de emergência, quando seu Pabx deverá ser desviado para suas linhas antiquadas e caras. Já imaginou ficar sem poder vender ou receber?
Outro detalhe importante é qual empresa foi escolhida como provedora do serviço de banda-larga, pois ela pode ter gargálos de tráfego localizados ou disseminados. Exemplos típicos são as operadoras de TV a cabo que oferecem vários serviços ao mesmo tempo e no mesmo cabo e que não estão capacitadas técnica e operacionalmente para atender ao volume de clientes atraídos pela sua propaganda.
Neste caso, observa-se falta inexplicável de conexão - há tom de discagem mas não se completa a ligação (perda de pacotes severa), voz embaralhada ou com eco (perda de pacotes mediana) ou você ouve seu interlocutor mas ele não o escuta (perda de pacotes severa, mas num só sentido).
Do outro lado, há as inúmeras vantagens que a tornam atrativa. A primeira é o custo da ligação para o PSTN (Serviço Público de Comutação Telefônica - a Central Telefônica Tradicional que atende a população) que cai para menos de R$0,10/minuto. A outra é que todas as suas filiais no país e no exterior serão acessadas como ramais de Pabx, sem tarifação alguma e todas as ligações recebidas podem ser transferidas, digamos daqui para a filial de New York, sem nenhum custo adicional. A terceira é a portabilidade, ou seja, se você tem em casa um terminal ATA (Analog Telephone Adapter) de serviço Voip, então ao sair de casa e ir para o trabalho, ou em uma viagem ao redor do mundo, se você o levar e conectar na banda-larga de seu escritório ou do hotel em que se hospedar, irá receber - e fazer suas ligações telefônicas como se estivesse em casa. Fantástico!!!
Afora que o número de seu telefone irá lhe acompanhar para sempre (se a empresa não fechar - nos EUA muitas já fecharam suas portas).
Os cuidados como já explanei, dizem respeito as escolhas, seja da fornecedora do serviço de banda-larga (não precisa ser de alta velocidade: 200kb/s desde que balanceados são suficientes - em tempo: balanceados = mesma velocidade de upload e de download) e da qualidade técnica e operacional da prestadora de serviço Voip.
Confira sempre e lembre-se que, como algumas empresas tem vínculos camuflados com políticos, a ANATEL não considera o serviço Voip de algumas como serviço telefônico passível de fiscalização e sim como serviço agregado de comunicação de dados, pois ao menos uma TV a cabo "triple Play" bloqueia o IP de suas concorrentes, fazendo concorrência desleal.

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